

nossos serviços
Trabalhamos com consistência teórico-científica, a partir de estudos e descobertas fundamentadas na neuropsicologia, neuropsicopedagogia, neurologia, educação, neurociências, gerontologia e ciências afins, válidos e reconhecidos globalmente.
Realizamos: OFICINAS DE ESTIMULAÇÃO COGNITIVA.
Para: pessoas interessadas em manter o cérebro ativo.
Atendemos: prioritariamente, o público adulto a partir de 50 anos e a Terceira Idade, ativos ou com declínio cognitivo.
O Programa MemóriaSim é mensal e ocorre em oficinas semanais, podendo ser contratadas de uma a duas vezes por semana.
Cada oficina tem duração de uma hora e meia.
Nos nossos serviços estão inclusos também entrevistas de anamnese e rastreio cognitivo para identificar as necessidades e potencialidades de cada indivíduo e conhecer o seu perfil cognitivo. Além disso, faremos um relatório de acompanhamento para verificar a evolução individual dos participantes e, sempre que necessário, estaremos à disposição para orientações e esclarecimentos.
OFICINAS DE ESTIMULAÇÃO COGNITIVA
As Oficinas de Estimulação Cognitiva MemóriaSim são apresentadas nas seguintes modalidades:
Oficina MemóriaSim - Estimulação Cognitiva em Grupo - Presencial ou Online (teleatendimento);
Atendimento Individual - Estimulação Cognitiva Individual - Presencial ou Online (teleatendimento);
Atendimento Domiciliar - Estimulação Cognitiva Domiciliar;
O grupo será atendido pelas especialistas Karine Ávila, neuropsicóloga e Nelci Teixeira, neuropsicopedagoga.
Nas oficinas de Estimulação Cognitiva, a metodologia utilizada se refere à Andragogia (ajudar o adulto a aprender), que respeita as características do público adulto considerando suas peculiaridades, dando luz ao conhecimento adquirido/ experiências ao longo da vida e trazendo contribuições do coletivo para o desenvolvimento individual com foco no envelhecimento saudável, com uma visão holística além da andragógica.
Quanto à dinâmica das oficinas, após o acolhimento do adulto e do idoso em sua chegada ao grupo, é realizada a orientação temporal, conversando sobre os assuntos pessoais e gerais que ocorreram durante a semana.
Para cada oficina será selecionada uma das habilidades cognitivas como protagonista, seguida da explicação de como a utilizamos em nosso dia-a-dia e a importância de estimulá-las, psicoeducação. As demais habilidades trabalhadas neste dia serão denominadas de secundárias.
O planejamento segue com atividades criativas e desafiadoras que vão da mais simples para a mais complexa. O ponto fundamental é que as necessidades e ritmo de cada idoso seja respeitado, sem que haja qualquer tipo de competição grupal ou frustração.
É importante salientar a variedade de estímulos e técnicas que serão apresentados, como músicas, jogos, dinâmicas, atividades que envolvam motricidade e as atividades impressas que estimulam a leitura, escrita, cálculos, percepção, entre outras habilidades. As sessões grupais são todas planejadas com temas desafiadores e com estratégias didáticas adequadas a cada atividade realizada.
Prevenir a perda das funções cognitivas associadas ao comprometimento da funcionalidade é dar qualidade de vida e autonomia ao idoso, lhe devolvendo o prazer de viver, auxiliando no combate da depressão.

GRUPO 1:
PESSOAS ATIVAS
GRUPO 2:
IDOSOS COM ALZHEIMER E OUTROS TIPOS DE DECLÍNIO (DEMÊNCIAS)
Perfil dos grupos:




